09/08/11 | 15:55
Tenório Telles ministrará palestra no Parque dos Bilhares

Poeta, escritor e dramaturgo Tenório Telles

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Artes – ManausCult (Núcleo de Bibliotecas), em parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI e com a Academia Amazonense de Letras, realizará mais uma edição do projeto “Roda do Conhecimento”, na quinta-feira, dia 11 de agosto, às 19:00h, no Parque Ponte dos Bilhares, espaço Biblioteca SESI – Indústria do Conhecimento.

Membro da Academia Amazonense de Letras, onde ocupa a cadeira nº 16; o poeta, escritor e dramaturgo amazonense Tenório Telles ministrará a palestra “Leitura e Formação do Ser Humano”.

Personalidade de destaque no cenário cultural amazonense, Tenório Telles também é professor de Língua Portuguesa e Literatura, pesquisador e crítico literário, autor de trabalhos sobre a Literatura Brasileira e Regional.

Colabora com vários veículos de comunicação amazonenses, por meio dos quais publica textos de análise literária; e, como editor da Editora Valer (ao lado de Isaac Maciel), desenvolve projetos que ampliam o cenário literário amazonense, resgatando obras e descobrindo novos autores.

O projeto “Roda do Conhecimento” é uma ação da Prefeitura de Manaus, desenvolvida pelo Núcleo de Bibliotecas da Fundação Municipal de Cultura e Artes – ManausCult, em parceria com a Academia Amazonense de Letras e o Serviço Social da Indústria – SESI, por meio da Biblioteca SESI – Indústria do Conhecimento.

Entre seus principais objetivos estão a difusão dos autores amazonenses junto ao grande público, além da promoção dos vários segmentos da Cultura e das Artes na Cidade de Manaus.

A Prefeitura de Manaus, a Academia Amazonense de Letras e o Serviço Social da Indústria – SESI, convidam a população manauense para mais esse acontecimento cultural.

> Tenório Telles <

Nasceu no dia 02 de setembro de 1963, às margens do rio Purus, numa localidade chamada São Tomé. Aprendeu as primeiras letras na escola comunitária da Costa do Cabaleana, Município de Manacapuru. Chegando a Manaus, continuou seus estudos no Grupo Escolar “Ouvidor Sampaio”, no qual concluiu o primário. No colégio “Senador Cunha Melo”, concluiu o ginásio e no colégio normal “Ajuricaba”, o ensino médio. É licenciado em Letras (1989), com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas, onde também bacharelou-se em Direito, em 1996. Sua paixão pela literatura o fez trilhar os caminhos da poesia, da dramaturgia, da crítica literária, do magistério e do trabalho de “semeador de livros”. Seu livro de estréia, “Primeiros Fragmentos”, de produção independente, foi publicado em 1988. Em 1995, publicou “Estudos de Literatura Brasileira e Amazonense” (crítica literária) e, em 1996, o livro de ensaios “Leituras Críticas”. Todo esse aprofundamento na literatura contribuiu para a realização de seu projeto: o CD-ROM “Amazonas Em Sua Literatura”, lançado em 1996, no qual faz um importante estudo sobre os poetas e prosadores do Amazonas. As peças “A Derrota do Mito” e “A Rebelião do Soldado” o inserem no campo da dramaturgia. A primeira, escrita em 1996, foi encenada pela Jiquitaia Produções. A segunda, ainda não encenada, envereda pelos meandros do poder político, revelando as conseqüências das vaidades e do descaso dos governantes com o povo. A 26 de outubro de 2001 tomou posse na Academia Amazonense de Letras, ocupando a cadeira nº 16.

Prefeitura de Manaus
Fundação Municipal de Cultura e Artes – ManausCult