30/05/11 | 11:50
4ª edição dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus”

A Prefeitura de Manaus, por meio do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CONCULTURA, com o apoio da Fundação Municipal de Cultura e Artes – MANAUSCULT, promoverá mais uma edição dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus”, com o objetivo de distinguir obras inéditas de autores brasileiros, em Língua Portuguesa.

Escritores de todo o Brasil poderão candidatar-se nas categorias regional e nacional.

Em âmbito nacional, os participantes concorrerão nas denominações “Melhor Romance ou Novela” (Prêmio Álvaro Maia), “Melhor Livro de Contos” (Prêmio Arthur Engrácio), “Melhor Livro de Poesia” (Prêmio Violeta Branca Menescal), “Melhor Livro de Crônicas” (Prêmio Péricles Moraes), “Melhor Texto Teatral Para Adultos” (Prêmio Aldemar Bonates), “Melhor Texto de Teatro Infantil” (Prêmio Álvaro Braga), “Melhor Livro de Ensaio Sócioeconômico” (Prêmio Samuel Benchimol), “Melhor Ensaio Sobre Tradições Populares” (Prêmio Mário Ypiranga Monteiro), “Melhor Ensaio Histórico” (Prêmio Arthur Reis), “Melhor Ensaio Sobre Literatura” (Prêmio Luiz Ruas), “Melhor Ensaio Sobre Cinema” (Prêmio Cosme Alves Neto), “Melhor Livro de Memória” (Prêmio Áureo Nonato), “Melhor Texto de Jornalismo Literário” (Prêmio Clóvis Barbosa) e “Literatura Infantil” (Prêmio Alfredo Fernandes).

Voltado aos escritores residentes em Manaus (AM) há cinco anos, comprovadamente, o certame premiará em âmbito regional as categorias “Melhor Romance ou Novela” (Prêmio Álvaro Maia), “Melhor Livro de Contos” (Prêmio Arthur Engrácio), “Melhor Livro de Poesia” (Prêmio Violeta Branca Menescal), “Melhor Ensaio Sobre Tradições Populares” (Prêmio Mário Ypiranga Monteiro), “Melhor Livro de Memória” (Prêmio Áureo Nonato) e “Literatura Infantil” (Prêmio Alfredo Fernandes).

Aos vencedores serão concedidas premiações de R$ 5 mil (versão nacional) e R$ 3 mil (versão regional), mais os certificados de participação emitidos pelo Conselho Municipal de Política Cultural e, ainda, inscrição automática no programa editorial da entidade para a publicação das obras inscritas.

As inscrições estarão abertas até o dia 20/Junho, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00h, na sala do CONCULTURA, sede da Fundação Municipal de Cultura e Artes – MANAUSCULT, na Av. André Araújo, nº 2.767, Aleixo, Manaus/AM, CEP 69.097-005, fone (92) 3236-9387 e e-mail concultura@pmm.am.gov.br.

O regulamento da premiação será disponibilizado pelo Conselho, no local, ou poderá ser solicitado, via fone/e-mail, diretamente à entidade.

Nas remessas efetuadas pelos Correios somente serão considerados inscritos os trabalhos postados dentro do prazo estabelecido para as inscrições.

Outras informações sobre o evento serão prestadas pelo CONCULTURA, que, prevê uma participação recorde em 2011, superando as expressivas marcas dos anos 2006 (281 pessoas), 2007 (334 pessoas) e 2008 (502 pessoas).

O lançamento dos “Prêmios Literários Cidade de Manaus 2011” acontecerá no Parque do Mindu, no próximo dia 31/Maio, às 09:00h, com a presença do presidente do CONCULTURA, poeta e escritor Thiago de Mello; do secretário-executivo da entidade, Jaime Pereira; da diretora-presidente da MANAUSCULT, Lívia Mendes; além de intelectuais, escritores, acadêmicos e formadores de opinião.

Conselho Municipal de Políticas Culturais – Concultura
Jaime Pereira/Marcos Vinicius