22/10/13 | 17:58
Prefeitura de Manaus monta megaestrutura no sambódromo para as duas noites do Boi Manaus

Foto: Tácio Melo - SEMCOM

A Prefeitura de Manaus montou uma megaestrutura para a realização do Boi Manaus 2013, nos dias 25 e 26 de outubro, no Sambódromo, avenida Pedro Teixeira, zona Centro Oeste. Este ano a segurança do evento vai acontecer de maneira integrada ao Sistema de Segurança Pública do Estado do Amazonas (SSP).

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) disponibilizará um efetivo de 256 agentes de trânsito para controlar o tráfego durante os dois dias do Boi Manaus. Entre as intervenções previstas para realização da festa, a avenida Pedro Teixeira, no trecho entre a Constantino Nery e a avenida Francisco Orellana (em frente ao Hospital Tropical), será interditada a partir das 16h, nos dois dias do evento. Já as ruas Belmiro Vianez e Alameda do Samba ficarão restritas para estacionamento de veículos credenciados.

O trecho da Pedro Teixeira, entre a Constantino Nery e a Djalma Batista, será interditado a partir das 18h. As avenidas Constantino Nery e Djalma não serão fechadas. A circulação será normal, inclusive para o transporte coletivo que passa a ser uma boa opção para quem se dirige ao Sambódromo.

Uma das opções de acesso para  sair da zona Centro-Oeste (D. Pedro)  deve ser a rua Francisco Orellana,  que dá acesso a avenida Loris Cordovil. Para entrar na região, o condutor também pode utilizar a Loris Cordovil ou as ruas Teomário Pinto da Costa e a Desembargador João Machado (Franceses).

TRANSPORTE

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) determinou às empresas do sistema de transporte coletivo a operação de frota prevista para os dias úteis em todas as linhas do transporte coletivo e mais a colocação de 70 ônibus em linhas extras que circularão durante toda a madrugada. Os coletivos das 49 linhas normais que atendem a área do Sambódromo estarão com a placa “Centro de Convenções” no para-brisa.

Cinquenta fiscais da SMTU trabalharão em cada noite do evento, coordenando e fiscalizando. Para os taxistas haverá um ponto exclusivo, na avenida Constantino Nery, sentido bairro/Centro, em frente ao Hemoam.

Se houver a interdição da avenida Pedro Teixeira, os ônibus que passam por esta via seguirão um itinerário alternativo.

SAÚDE

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) vai manter três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USBs) e uma Unidades de Suporte Avançado (USAs), além de uma Unidade Móvel de Pronto Atendimento, para atender as ocorrências de urgência e emergência. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também vai realizar ações de Educação em Saúde e Vigilância Sanitária.

AÇÃO SOCIAL E DIREITOS HUMANOS

A Semasdh estará no Boi Manaus nas duas noites de festa com uma equipe de 25 servidores realizando ações de enfrentamento e fiscalização de exploração sexual comercial e de trabalho e venda de bebida alcóolica para crianças e adolescentes, além de conscientizar a população local da importância de que todos fiscalizem e denunciem casos de exploração.

Além da equipe da Semasdh, se unirão a esta ação representantes de entidades que compõem a rede de proteção de crianças e adolescentes, como Vara da Infância e Juventude e Conselheiros Tutelares.

COMÉRCIO AMBULANTE

A Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), por meio do Departamento de Comércio Informal (Decin) irá realizar o serviço de orientação e organização de vendedores ambulantes. A equipe da Sempab contará com 28 fiscais que serão divididos em três turnos para atuar nas duas noites de evento. O primeiro vai atuar das 8h às 14h, o segundo das 15h às 23h e o terceiro das 22h até às 5h da manhã.

SEMMAS

Oito fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) estarão distribuídos no quadrante de segurança do Sambódromo durante as duas noites de realização do Boi Manaus 2013. Os agentes atuarão no combate à presença de carros de sons, tunados ou paredões, que causam poluição sonora e prejudicam a organização do evento cultural.

COMUNICAÇÃO SOCIAL

Nos dois dias do evento, a comunicação atuará com a instalação de duas salas no Sambódromo. Uma delas será utilizada, exclusivamente, como Sala de Imprensa para o atendimento de forma compartilhada por todos os parceiros do projeto. A outra sala será utilizada, exclusivamente, para a transmissão do evento via redes sociais. As salas serão equipadas com bancada, computadores e sinal de internet, funcionando ininterruptamente durante as duas noites de evento. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) e da Subsecretaria de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Manaus, para o devido suporte aos profissionais que delas se utilizarem.

LIMPEZA PÚBLICA 

A Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) vai trabalhar em várias frentes. Nos dia 22, antes da realização do evento, equipes formadas por 30 servidores farão os serviços de capinação e varrição na área interna do Sambódromo.

Nos dias do evento (25 e 26), a Semulsp vai colocar 220 servidores para atuar, da seguinte forma:

Antes do Evento:  30 servidores farão a limpeza geral.

Durante o Evento: de  20h às 4h, após a passagem de cada bloco,  40 servidores farão o serviço de limpeza.

Depois do evento: a partir das 8h, 150 servidores farão a varrição nas partes interna e externa.

A Comissão Especial de Divulgação e Orientação da Limpeza Pública (Cedolp), também estará no sambódromo, nos dois dias, com equipe de 25  conscientizadores, para os trabalhos de orientações e conscientização ao público.

SEGURANÇA 

Toda parte de segurança será coordenada pela Comissão de Segurança Integrada para Grandes Eventos (CSIGE), conforme estabelece o caderno de atribuições da Fifa – Federação Internacional de Futebol. O modelo adotado durante o Boi Manaus será o mesmo a ser usado durante a Copa do Mundo e que já foi testado no Festival Folclórico de Parintins em 2012 e 2013. Representantes de todos os órgãos municipais, estaduais e federais envolvidos nas ações, inclusive as Forças Armadas, terão representação no Centro de Comando e Controle Regional (CICC-R) e Local (CICC-L).

O CICC-R será montado no Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a partir das 14h, nos dias 25 e 26. Toda a estrutura do Ciops, inclusive os atendimentos pelos telefones 190 e 193, além da Central de Monitoramento, estará de prontidão para qualquer eventualidade.

Já o CICC-L será instalado no próprio local da festa, a partir das 15h. Na sala operacional funcionará uma Central de Monitoramento das sete câmeras que serão instaladas em vários pontos do Sambódromo. Mais 12 câmeras estarão funcionando dentro da área do perímetro de interesse da Segurança Pública. No CICC-L, os responsáveis estarão monitorando a matriz de responsabilidade de cada instituição, para que os serviços estejam operando conforme o planejamento.

Serão 100 homens da Guarda Municipal de Manaus em cada uma das duas noites. A Polícia Militar do Amazonas disponibilizará ainda cerca de 400 policiais operando na área interna, externa, terminais de ônibus e corredores viários com 17 viaturas e nove homens do policiamento montado. Somente na parte interna, serão 234 policiais vão patrulhar corredores, arquibancadas, dispersão e concentração. Três viaturas do Choque e Rocam também estarão de prontidão nos corredores.

Ainda na área interna será montado um posto de comando e triagem para levar as pessoas que forem detidas por irregularidades e crimes para posterior encaminhamento a Polícia Civil. Na área externa, a PM vai dar apoio nas entradas e gradis. A revista será feita pela Guarda Municipal. Viaturas estarão paradas e circulando nas áreas próximas ao Sambódromo, como Avenida Pedro Teixeira, Constantino Nery e Djalma Batista.

POLÍCIA CIVIL

Já a Polícia Civil terá um efetivo aproximado de 35 policiais e estrutura de Central de Flagrantes montada no 10º DIP (avenida Desembargador João Machado), Grupo Fera de plantão na Delegacia Geral, 2 peritos no Instituto de Criminalística de sobreaviso. A delegacia do menor infrator estará de sobreaviso e plantão reforçado.

CORPO DE BOMBEIROS

Na preparação e durante a execução do Boi Manaus, o Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 138 homens na prevenção dentro e fora do Sambódromo. Também serão empregadas uma ambulância, duas motocicletas e duas viaturas de combate à incêndio, além do serviço ordinário de prontidão nos quartéis na cidade.

FORÇAS ARMADAS

Exército vai atuar, em ação coordenada com o Samu, no apoio da evacuação aeromédica com um helicóptero do Batalhão de Aviação do Exército (Bavex). Se necessário, a aeronave será deslocada do Aeroporto de Ponta Pelada para a Vila Olímpica de Manaus, onde os pacientes serão embarcados para as unidades hospitalares. Para o Boi Manaus, a Bavex tem capacidade de operar com uma aeronave em casos de emergências.